ASSOCIAÇÃO
GAMBARUKAN DOJO
ARTES MARCIAIS
Ligue já para entrar em forma!
(11) 98319-9303
SAÚDE, FITNESS, FORÇA, FLEXIBILIDADE, AUTOCONFIANÇA E EQUILÍBRIO EMOCIONAL
Karate Shotokan
Kung Fu Wing Chun
Defesa Pessoal Ampla
Karate Shotokan
Kung Fu Wing Chun
Defesa Pessoal Ampla
GAMBARUKAN DOJO
O que é Wing Chun Kung Fu?
O Wing Chun (Ving Tsun ou Wing Tsun) é um sistema de luta surgido no sul da China que se distingue pela economia de movimentos sendo um sistema de defesa pessoal realista. Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial singular, desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.
Ng Mui
Yim Wing Chun
Wong Wa Bo
Dr. Leung Jan
Leung Bik
Chan Wah Shun
Ip Man
A História do Wing Chun citada abaixo é baseada nas histórias contadas pelo Mestre Ip Ching (um dos filhos do Grande Mestre Ip Man).
Diz a lenda que Wing Chun foi desenvolvido por Ng Mui, uma abadessa budista, num monastério Shaolin em Monte Sung, na província de Honan. Durante o governo do Imperador K’angshi na Dinastia Ching (1662-1722), o governo Manchu temeu o crescente poder do Monastério de Shaolin e atacou-o. Após várias tentativas falhadas, o exército Manchu finalmente conseguiu queimar o monastério, que foi ao chão. Os monges sobreviventes fugiram e se dispersaram, entre eles, Ng Mui. Apesar de se refugiar em um Templo Shaolin no Monte Tai Leung, Ng Mui conheceu Yim Wing Chun, a filha de um mercador em uma vila próxima. Yim Wing Chun tinha atraído a atenção de um valentão local, assim Ng Mui levou Yim Wing Chun sob sua tutela e lhe apresentou o Kung Fu. Ng Mui havia percebido vários pontos fracos de outros sistemas de Kung Fu de Shaolin, por isso desenvolveu e ensinou a Yim Wing Chun uma nova arte. Conforme o tempo passou, o sistema de Kung Fu se tornaria conhecido como Wing Chun, a primeira aluna de Ng Mui.
Agora, se Ng Mui e Yim Wing Chun existiram ou não, realmente não sabemos, pois não existem provas. O mais antigo praticante de Wing Chun que existe relatado e está documentado na história dos livros da ópera chinesa é Tan Sau Ng. Diz que sua técnica ‘Tan sau‘ era “inigualável em todo o país”. Mas pouco se sabe de Tan Sau Ng.
Há um outro documento que diz que Wong Wah Bo era um ator de uma ópera, que viajou no “Barco Vermelho” e que sabia Wing Chun (alguns dizem que ele aprendeu de Leung Lan Kwai). Durante suas viagens, ele disse ter conhecido Leung Ye Tay, que trabalhou no pólo do seu barco, ou seja, ele empurrava as embarcações em vias navegáveis. Leung Ye Tay foi também um estudante de Kung Fu, e tinha aprendido o ‘Lok Dim Boon Kwan’ (Técnica de Bastão longo do Wing Chun) de Gee Shin, que tinha a fama de ser um dos cinco monges mais velhos que escaparam da queima do Monastério de Shaolin. Wong Wah Bo e Leung Ye Tai trocaram técnicas, e juntos refinaram as aplicações e os princípios do Wing Chun, como a teoria da linha central, a economia de movimento, e assim por diante.
Leung Ye Tai eventualmente ensinou o sistema Wing Chun ao Dr. Leung Jan de ‘Fatsan’, localizada no sul da China. Leung Jan era um farmacêutico de profissão e teve uma vida boa e culta. Leung Jan tornou-se um lutador de Wing Chun e trouxe a atenção do público para a arte do Wing Chun. Leung Jan passou seus conhecimentos para seus dois filhos, Leung Chun e Leung Bik, e um vendedor de rua com o nome de Chan Wah Shun. Chan foi relatado como um homem das ruas e não era bem educado, e teve inúmeras oportunidades para usar suas habilidades de Wing Chun. Chan Wa Shun assumiu 16 discípulos, sendo seu ultimo um menino de 13 anos de idade, Ip Man.
Ip Man, que cresceu para se tornar um policial em Fatsan, estudou com Chan Wa Shun até a morte de seu Mestre. Ip Man inicialmente não ensinou o seu Wing Chun ao público, apenas para seus dois filhos, Ip Chun e Ip Ching. Durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses invadiram a China e saquearam a fazenda da família de Ip Man. Em 1949, Ip Man mudou-se para Hong Kong e começou a ensinar Wing Chun para poder sobreviver, pois havia perdido tudo na Guerra.
Além de seus dois filhos, Ip Man teve muitos alunos famosos, incluindo Bruce Lee (Lee Jun Fan), Wong Shun Leung, Hawkins Cheung, Tsui Sheung Tin, Moy Yat, e William Cheung. Por volta de 1970 Ip Man para de dar aulas. Vem a falecer em 1972 com 72 anos. Ip Man em 1968 fundou a ‘Hong Kong Ving Tsun (Wing Chun) Athletic Association’, que carrega suas memórias e ensinamentos para os dias de hoje.
História do Wing Chun
GAMBARUKAN WING CHUN